A importância da Captação ou Mobilização de Recursos
Captação ou mobilização de recursos são termos utilizados para denominar um conjunto de atividades multidisciplinares, realizadas pelas organizações do Terceiro Setor, com o objetivo de gerar recursos financeiros, materiais e humanos para a consecução de suas finalidades.
Ou seja, é uma ATIVIDADE MEIO para a sustentação financeira das organizações, envolvendo:
questões de marketing, comunicação, gestão, jurídicas e éticas.
Para o sucesso da atividade de captação de recursos recomenda-se o acesso a diferentes fontes de recursos, tais como iniciativa privada (pessoas físicas e jurídicas), fundações, organizações religiosas, organismos internacionais, projetos de geração de renda, governo e eventos.
A necessidade de acesso a diferentes fontes de recursos existe não apenas pelo aumento da possibilidade de sucesso das campanhas para mobilização de fundos. Essa diversificação também é fator essencial para a diminuição do risco da falta de recursos financeiros, materiais e humanos.
Quanto mais diversificadas as fontes e em maior quantidade:
menor será o risco para a sustentação financeira e organizacional e maior a legitimidade social da entidade.
Assim, fica claro que uma organização do Terceiro Setor, no que diz respeito à captação de recursos, deve relacionar-se com diversos públicos e de formas diferenciadas.
Solicitação de doações, realização de bazares, cursos, estabelecimento de parcerias e alianças estratégicas, autorização para o uso de marcas e promoção de eventos são alguns exemplos dessas relações que envolvem diversos aspectos, inclusive jurídicos.
Assim a necessidade de parcerias que supram as tecnicidades de estratégias para captação de recursos, com segurança jurídica são essenciais para uma boa gestão de entidades do terceiro setor.
Chave Digital Marketing para ONGS